A editoração de uma revista científica é um trabalho que exige comprometimento por parte de todos os atores envolvidos no processo, tais como: editores, revisores, autores e equipes técnicas. Cada etapa do processo de editoração científica exige organização e eficiência para garantir a qualidade e a integridade do conteúdo científico.
Nesse contexto, é essencial utilizar uma plataforma (software) que facilite o processo de gestão. Atualmente, uma das principais plataformas utilizadas no universo científico para a editoração de revistas é o Open Journal Systems (OJS).
OJS, traduzido para o português como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) trata-se de um software livre desenvolvido e mantido pelo Public Knowledge Project (PKP) com o objetivo de proporcionar o gerenciamento completo de uma revista, desde sua criação até a publicação dos artigos.
O software está em sua terceira versão e possui como um dos idiomas o português, exige algumas configurações básicas no sistema operacional e pode ser baixado e instalado diretamente por meio do site da PKP.
Para a realização deste processo recomenda-se o auxílio de um profissional da área de TI, pois apesar deste software ser relativamente intuitivo no que diz respeito às suas funcionalidades, há de se ressaltar que sua instalação não representa um fim em si mesma. Isso significa dizer que o software carece de customizações e ativação de plugins essenciais para que a revista possa ser disseminada e propicie uma experiência de qualidade aos leitores, tais como: plugins de idiomas, de metadados, de protocolo de interoperabilidade, de atribuição de DOI etc.
A maioria das questões citadas já são pré-definidas no OJS e, a princípio, são de baixa complexidade de resolução, mas ainda assim demandam a presença de uma equipe ou profissional de Tecnologia da Informação para a realização de customizações, instalações e atualizações do software. Deste modo, é altamente recomendado que a equipe responsável pela revista, ainda em sua fase de planejamento, atente-se à disponibilidade de profissionais desta área, uma vez que a ausência deles poderá acarretar problemas técnicos aos gestores.
- Php maior ou igual a versão 7.2;
- Banco de dados Mysql maior ou igual a versão 4.2 ou o Banco de dados PostgreSQL maior ou igual 9.1.5;
- Qualquer sistema operacional que suporte os softwares acima.
O Ibict oferece suporte para:
- Instalação;
- Atualização;
- Gestão do OJS.
- Mais informações acesse o Fórum do Ibict sobre OJS.
- Treinamentos no YouTube | Public Knowledge Project
- Cursos oferecidos pela empresa desenvolvedora | PKP School)
- Guia do usuário do OJS 3 | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Divulgação de cursos e eventos sobre OJS | Associação Brasileira de Editores de Científicos (ABEC)
- Oficina OJS | Biblioteca Universitária da UFSC.
- Curso “OJS 3: configurações e fluxo editorial” | ContentMid
- Vídeo “Capacitação – Open Journal Systems (OJS) 3: gerenciamento do fluxo editorial” | Biblioteca Universitária Udesc.

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS Quadra 5 – Lote 6 Bloco H – Asa sul – CEP: 70.070-912 – Brasília – DF