definição e estrutura da revista

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Financiamento de uma revista

definição e estrutura da revista

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Políticas editoriais

Diretrizes para autores e avaliadores

plataforma de publicação

registro issn

Preservação digital

indexação e divulgação

Esta seção tem como objetivo apresentar os elementos essenciais para a estruturação de uma revista científica. Embora o editor tenha liberdade para planejar o formato mais adequado à sua publicação, é imprescindível priorizar a transparência e adotar boas práticas editoriais.

Esses princípios garantem que leitores, pesquisadores e revisores compreendam o funcionamento da revista, incluindo sua missão, políticas editoriais, periodicidade, e critérios de avaliação. Uma estrutura clara e bem definida contribui para a credibilidade e o impacto da publicação no meio científico.

1- PÁGINA INICIAL

A revista deve indicar, em sua página inicial, o seu título de acordo com o registro na rede ISSN, levando em consideração o campo “key title”. Essa informação pode ser verificada no cadastro da revista na rede ISSN pelo link: https://portal.issn.org/

A revista deve indicar a instituição editora responsável pela revista. A responsabilidade pela edição da revista deverá levar em consideração tanto o nível hierárquico de afiliação mais alto da instituição, como uma Universidade, quanto o organismo que atua diretamente na publicação da revista, como um Departamento.

Exemplo: Universidade de Brasília (UnB), Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS).

Caso a revista seja uma publicação independente, isto também deve ser mencionado.

Além disso, também deve indicar a URL do cadastro da instituição editora em ao menos uma plataforma que geram um identificador único para instituição, como as plataformas:

O número de ISSN de uma publicação deve ser informado de forma visível nas páginas iniciais, garantindo que os leitores e pesquisadores possam facilmente identificá-lo. Isso ajuda a consolidar a visibilidade e autenticidade da revista.

2 - SOBRE A REVISTA

O foco e escopo apresenta aos leitores informações gerais sobre a revista, considerando seus objetivos e propósitos. Essa descrição é essencial para orientar os autores e leitores quanto ao tipo de conteúdo esperado e à contribuição científica que a publicação busca oferecer.

Exemplo:

A revista Manuelzão tem como objetivo fomentar a pesquisa e a disseminação de conhecimentos nas áreas de ciência da informação, com ênfase em periódicos científicos, cientometria e qualificação de publicações acadêmicas.

A publicação busca contribuir para o avanço das práticas editoriais, a análise de métricas e a melhoria da qualidade de revistas científicas, promovendo a discussão de metodologias, políticas editoriais e tecnologias inovadoras aplicadas ao campo da comunicação científica.

A revista deve indicar sua cobertura temática, isto é, as áreas do conhecimento que suas publicações cobrem. Isso ajuda a definir seu escopo e a atrair contribuições relevantes.

De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) às áreas do conhecimento são:

  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharia / Tecnologia
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais
  • Ciências Humanas
  • Linguística, Letras e Artes

Além disso, a revista também pode realizar a descrição de sua cobertura temática utilizando palavras-chave de forma livre.

A definição clara do público-alvo é fundamental para orientar a linha editorial e o desenvolvimento de conteúdos que atendam às necessidades e interesses específicos de seus leitores. A revista deve indicar com precisão o perfil de leitores que deseja atingir, considerando suas áreas de atuação e principais demandas acadêmicas ou profissionais.

Exemplo:


O público-alvo da revista Manuelzão é composto por editores de periódicos científicos, pesquisadores da área de cientometria, profissionais de biblioteconomia e ciência da informação, além de gestores interessados na qualificação e na avaliação de publicações científicas.

Nesta seção a revista deve explicitar qual a periodicidade adotada para a publicação de cada novo fascículo (número). Ou seja, informar se é de periodicidade trimestral, quadrimestral, semestral, fluxo contínuo, etc.

Além disso, a revista deve informar os meses cobertos por cada fascículo. Exemplo:

  • V. 7, N. 1 (2022): jan./abr.
  • V. 7, N. 2 (2022): maio/ago.
  • V. 7, N. 3 (2022): set./dez.

É válido ressaltar que, com a proeminência das revistas eletrônicas, cada vez mais, instâncias avaliadoras e indexadores de revistas científicas tem prezado pela adoção do fluxo contínuo como modalidade de publicação ideal. Nessa modalidade a publicação dos artigos ocorre à medida que passam pelo processo de avaliação por pares, sem necessidade de esperar o fechamento de um número e sem prescindir, necessariamente, da adoção de uma periodicidade. O modelo tradicional de publicação, em que se espera o fechamento do fascículo para a publicação dos artigos, se pauta pelas limitações do periódico impresso, as revistas eletrônicas, por outro lado, podem e devem valorizar a celeridade da comunicação científica e disponibilização de pesquisas para comunidade no menor tempo possível.

A modalidade de publicação diz respeito a maneira como os editores e/ou conselhos editoriais optam por publicar os artigos científicos que já passaram pelo processo de revisão por pares. Historicamente, e muito por influência do formato de publicação impresso, boa parte dos gestores dos periódicos científicos optam pela modalidade de publicação dita tradicional, na qual espera-se a data final de publicação do fascículo para somente então publicá-lo por completo, com todos os artigos. Essa modalidade de publicação tem caído em desuso em boa parte dos periódicos científicos, o que se deve, principalmente, pela necessidade de veicular o conhecimento científico com mais celeridade, principalmente em áreas do conhecimento onde a informação pode se tornar obsoleta em um curto período de tempo, como as áreas de Ciências da saúde e Engenharias. 

Para sanar esse problema, há diferentes modalidades de publicação que as revistas podem adotar e que, inclusive, são incentivadas pelos indexadores como critérios de qualidade. Saiba mais sobre as duas principais modalidades de publicação: 

  • Tradicional: ocorre quando conselho editorial/editor espera a data final de publicação do fascículo para publicá-lo por completo, com todos os artigos que irão compor aquele número. Essa modalidade tem sido largamente desacreditada pelos principais indexadores internacionais, principalmente pelo fato de desacelerar a disseminação do conhecimento científico. 
  • Ahead of print: esta modalidade se aplica somente aos periódicos eletrônicos. Ela se caracteriza pela publicação individual de cada artigo que já passou pelo processo de avaliação, desconsiderando as numerações sequenciais que fazem parte do fascículo. Próximo à data de fechamento do fascículo, faz-se os devidos ajustes nos documentos e o fascículo é publicado integralmente. 
  • Fluxo contínuo: essa modalidade se assemelha ao Ahead of print mas se difere pelo fato de que, nesta, a publicação do artigo é definitiva e ocorre somente uma vez, geralmente já com as numerações sequenciais. Além disso, é possível que o fascículo seja publicado previamente e em branco, sem nenhum artigo, e esses são incluídos no fascículo à medida que passam pelo processo de avaliação.

É um elemento opcional, mas de grande importância para se compreender a trajetória da revista, esta seção pode ser utilizada para apresentar um breve histórico da revista e informar sobre mudanças na gestão, como troca de instituição editora, alteração de periodicidade, troca de título, etc.

Exemplo:

  • 2010: Fundação da revista Ciência da Informação e Periódicos Científicos pelo IBICT, com periodicidade semestral.
    2020: Adopção do fluxo contínuo para publicações, aumentando a frequência dos artigos.
    2024: Mudança de título para impulsionar a internacionalização e ampliar a visibilidade global.

3 - DOCUMENTOS PUBLICADOS

Cada documento publicado deve possuir ao menos as seguintes informações:

  • Título do artigo (em dois idiomas);
  • Tipo documento;
  • Resumo em (em dois idiomas);
  • Palavras-chave (em dois idiomas);

É indicado que estes elementos sejam publicados no idioma original e em inglês.

O lembrete bibliográfico é o conjunto de dados essenciais à identificação de uma publicação periódica. Em geral, se encontra no cabeçalho ou no rodapé das páginas dos artigos. Este deve incluir: título completo ou abreviado da revista, data de publicação, numeração do periódico (volume, número, parte ou seus equivalentes) e ISSN.

Observação: publicações de Fluxo contínuo não preveem necessariamente o volume ou número do fascículo.

Para proporcionar mais transparência ao processo editorial é importante que a revista informe as datas associadas a cada publicação. A revista deve apresentar ao menos as seguintes datas:

  • Data de recebimento;
  • Data de aceitação;
  • Data de publicação.

A revista também pode detalhar um pouco mais esse tópico e apresentar as datas relacionadas ao processo de avaliação por pares como, por exemplo, a data de emissão dos pareceres de cada avaliador.

É recomendado que essas datas estejam disponíveis, preferencialmente, na primeira página de cada documento publicado. 

Cada documento publicado pela revista deve trazer dados mínimos de autoria/identificação. É importante que tais dados sejam preenchidos tanto no arquivo dos documentos publicados quanto nos metadados de cada registro.

É essencial que todos os autores sejam devidamente identificados com um conjunto mínimo de informações, a saber:

Nome completo, grau e titulação acadêmica, afiliação institucional, país e link para currículo profissional.

Exemplo: João da Silva, Doutor em Ciência da Informação. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasil. Link para o Currículo Lattes. Link para o Orcid.

Seria ideal a adoção de alguma norma e/ou taxonomia que atribua créditos de autoria para todos que atuaram na produção dos conteúdos científicos. Essas normas e/ou taxonomias devem ser capazes de identificar o papel de cada participante na produção do documento, atribuindo responsabilidade pela produção do documento e promovendo a transparência referente à contribuição de cada ator. A revista deve indicar em sua política qual norma ou taxonomia adotada (ex. CrediTICMJEAPA, etc.).

4 - EXPEDIENTE

Expediente é a seção da revista na qual constam as informações gerais de responsabilização sobre os conteúdos publicados em um determinado período, tais como:

  • Nome completo da revista;
  • Edição e volume da publicação;
  • Data de publicação;
  • ISSN

Incluir o nome completo, função e instituição de todos os agentes que fizeram parte do processo editorial, como: editor chefe, comitê editorial, conselho científico, avaliadores e outros  

 

  • Nome da instituição
  • Endereço eletrônico (e-mail);
  • Endereço físico;
  • Telefones ou outros meios de comunicação.

Obs.: Se a publicação for de natureza independe, está informação deve estar explicitada no site da revista. 

Incluir o nome dos responsáveis por áreas como diagramação, revisão de texto, tradução, design gráficos, entre outros 

5 - ELEMENTOS COMPLEMENTARES

Recomenda-se que a revista apresente em seu site alguma seção que contenha os dados estatísticos sobre o acesso à revista, tais como: download de artigos, citação de artigos ou autores, entre outros, de modo a disponibilizar uma visão do impacto daquela publicação. Para fornecer as estatísticas, a revista pode utilizar ferramentas como: Altimetric, estatísticas do google acadêmicoplugins de métricas do OJS

A revista deve fornecer orientações claras sobre como fazer a referência bibliográfica para cada tipo de documento publicado. É recomendável oferecer a opção de escolha do estilo de citação, como ABNT, APA, Chicago, entre outros, para que os usuários possam selecionar o formato que melhor atende às suas necessidades. Essa flexibilidade facilita o uso de diferentes normas de citação e amplia a acessibilidade para um público global.

Referências

ASCORRA, Paula et al. Manual de buenas prácticas  editoriales. Chile:  Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, 2018. Disponível em: http://librosonline.ucv.cl/index.php/pucv/catalog/view/6/18/55-1. Acesso em: 21 nov. 2022.

 

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