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A editoração de uma revista científica é um trabalho que exige comprometimento por parte de todos os atores envolvidos no processo, deste modo, é essencial que seja feito em um software que facilite o processo de gestão. Assim sendo, recomenda-se o uso do Open Journal Systems (OJS). OJS, traduzido para o português como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) trata-se de um software livre desenvolvido e mantido pelo Public Knowledge Project (PKP) com o objetivo de proporcionar o gerenciamento completo de uma revista, desde sua criação até a publicação dos artigos. Por sua vez a PKP é  uma iniciativa de pesquisa fundada por  John Willinsky em 1998 na University of British Columbia (UBC) que desenvolve software de código aberto (gratuito) e realiza pesquisas para melhorar a qualidade e o alcance da publicação acadêmica. O software está em sua terceira versão e possui como um dos idiomas o português, exige algumas configurações básicas no sistema operacional e pode ser baixado e instalado diretamente por meio do site da PKP. Para a realização deste processo recomenda-se o auxílio de um profissional da área de TI, pois apesar deste software ser relativamente intuitivo no que diz respeito às suas funcionalidades, há de se ressaltar que sua instalação não representa um fim em si mesma. Isso significa dizer que o software carece de customizações e ativação de plugins essenciais para que a revista possa ser disseminada e propicie uma experiência de qualidade aos leitores, tais como: plugins de idiomas, de metadados, de protocolo de interoperabilidade, de atribuição de DOI etc.  A maioria das questões citadas já são pré-definidas no OJS e, a princípio, são de baixa complexidade de resolução, mas ainda assim demandam a presença de uma equipe ou profissional de Tecnologia da Informação para a realização de customizações, instalações e atualizações do software. Deste modo, é altamente recomendado que a equipe responsável pela  revista, ainda em sua fase de planejamento, atente-se à disponibilidade de profissionais desta área, uma vez que a ausência deles poderá acarretar problemas técnicos aos gestores. O software, que em sua terceira versão já tem o português como um dos idiomas, exige algumas configurações básicas no sistema operacional e pode ser baixado e instalado diretamente por meio do site da PKP. Recomenda-se que esse processo seja realizado com o auxílio de um profissional da área de TI. Os requisitos para utilização desse sistema são:
  • Php maior ou igual a versão 7.2;
  • Banco de dados Mysql maior ou igual a versão 4.2 ou o Banco de dados PostgreSQL maior ou igual 9.1.5;
  • Qualquer sistema operacional que suporte os softwares acima.
Caso necessário, recomendamos a leitura do Guia do usuário do OJS 3, que traz o passo a passo do processo de instalação e configuração do software. Além do Guia, a própria empresa desenvolvedora do OJS disponibiliza uma série de vídeos que explicam em detalhes as funcionalidades do software. Para acessá-los, basta acessar o canal da empresa no Youtube. O Ibict dá suporte para instalação, atualização e gestão do software OJS. Para mais informações, acesse o Fórum do Ibict sobre OJS. Outras iniciativas também podem auxiliar nesse processo, como a Empresa ContentMid, que ministra cursos, capacitações e dá suporte à instalação e customização do software, e o Canal do Youtube da Biblioteca Universitária Udesc, que possui alguns vídeos gratuitos de treinamento para uso do OJS3. Outras iniciativas que também podem auxiliar nesse processo:
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