Equipe editorial
As questões que envolvem editores e equipe editorial talvez sejam um dos principais pontos a serem pensados desde o início do período de publicação da revista. Para manter a imparcialidade na avaliação dos documentos publicados e garantir o caráter científico do conteúdo desses documentos, ao menos dois critérios básicos devem ser considerados.
Em primeiro lugar, se faz essencial que as instâncias científicas da revista sejam compostas por especialistas na área de atuação da publicação. Considera-se aqui como instâncias científicas aquelas trabalham diretamente com a gestão, a criação de políticas, a seleção e avaliação de artigos científicos (Editores chefes, Conselho editorial, Conselho científico, Pareceristas), ao que se contrapõe às áreas técnicas que integram os quadros da revista (Diagramadores, Tradutores, Revisores, Bibliotecários, Profissionais de TI e etc.).
A segunda questão se volta para o caráter exógenos dos entes envolvidos na publicação de artigos científicos que buscam garantir a imparcialidade no processo de avaliação por pares. Em um esquema simplificado e ideal, uma revista científica deve ser um serviço realizado por agentes de uma instituição A, que relaciona agentes de uma instituição B para avaliar agentes de uma instituição C. De forma prioritária é de suma importância que pareceristas e autores pertençam a meios acadêmicos mais distantes possíveis.
A seção “Equipe editorial” é onde são elencados todos os colaboradores – permanentes ou transitórios – envolvidos nas mais diversas etapas do processo editorial da revista. É essencial que todos os colaboradores sejam devidamente identificados com um conjunto mínimo de informações, a saber: nome completo, grau e titulação acadêmica, afiliação institucional, país e link para currículo profissional.
Exemplo: Maria das Graças de Oliveira, Doutora em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Link para o Currículo Lattes. Link para o Orcid.
Comumente esta seção apresenta várias subdivisões, devido aos diferentes papéis que podem ser exercidos no processo editorial de uma revista científica. Para auxiliar na correta disposição dos colaboradores, seguem abaixo algumas definições:
Editor-chefe
Responsável pela coordenação-geral do processo editorial, pelo melhoramento constante da revista, pela promoção da celeridade da divulgação científica, etc. É o colaborador responsável por fazer a revisão inicial das submissões (desk review) e coordenar o processo de avaliação pelos revisores. Comumente também é responsável pela decisão final sobre o que é publicado na revista, tomando por base a avaliação feita pelos pareceristas.
Editor de seção ou área
Revisa e acompanha a admissão de manuscritos submetidos ao periódico (desk review) e demais decisões relativas aos aspectos científicos do processo editorial, sempre que solicitado pelo editor responsável (SANTA, FRANCELIN, 2016, p.9).
Editor Associado ou Adjunto
Participa da preparação científica de originais nas áreas de sua especialidade – encomendando e encaminhando contribuições, analisando pareceres, entre outros (SANTA, FRANCELIN, 2016, p.9).
Editor executivo ou Assistente editorial:
Acompanha e opera as etapas do processo editorial, junto aos editores, pareceristas e autores, garantindo o cumprimento dos prazos e efetivação das melhorias contínuas do periódico. Promove a divulgação da revista no meio acadêmico e profissional (SANTA, FRANCELIN, 2016, p.9).
Conselho editorial
O conselho editorial refere-se “ao grupo de pessoas encarregadas de elaborar as diretrizes, estabelecendo o perfil político-filosófico editorial de uma editora” (ABNT, 2015). Estão incluídos no conselho editorial: os editores associados, os assistentes e os editores de área que podem ser nomeados ou indicados e devem se reportar ao editor.
Comissão científica
A comissão científica, também denominada como comissão editorial ou técnica, refere-se a um “grupo de pessoas responsáveis pela seleção de textos a serem publicados, que se enquadrem na política editorial estabelecida pelo conselho editorial” (ABNT, 2015).
Pareceristas
Os pareceristas, também conhecidos como árbitros, consultores ad hoc ou revisores ad hoc, são colaboradores geralmente transitórios (que não mantêm um vínculo permanente) que se ocupam estritamente de revisão e emissão de pareceres aos artigos submetidos à revista. Estes pareceristas devem ter um grau de conhecimento elevado sobre a área, em geral doutores. Normalmente são escolhidos pelo editor-chefe ou pelo conselho editorial (TRZESNIAK, 2009, p.91)
Equipe técnica
É a equipe que organiza e gerencia o fluxo de gestão de manuscritos, pareceres e comunicações com a comissão científica. Ela também: realiza a preparação do periódico para o formato eletrônico e/ou impressão gráfica, atuando nos processos de revisão textual, padronização e normalização das citações e referências, revisão de idioma, diagramação; realiza o controle administrativo e financeiro e atua na manutenção do site/portal do periódico, difusão e divulgação científica. Reúne profissionais como: bibliotecário, diagramador, jornalista, revisor textual, secretário, técnico em informática, tradutor, web designer, entre outros (SANTANA, FRANCELIN, 2016, p.9).
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS Quadra 5 – Lote 6 Bloco H – Asa sul – CEP: 70.070-912 – Brasília – DF