O International Standart Serial Number (ISSN) é um número seriado composto de oito dígitos que serve para identificar, nacional e internacionalmente, uma publicação seriada. A obtenção do número é imprescindível, uma vez que funciona como o “RG” da revista, individualizando-a das demais, inclusive em relação ao título.
O código ISSN acompanha o título da publicação durante todo o seu ciclo de existência — desde o lançamento até o encerramento. Após ser atribuído, o ISSN deve ser exibido em cada exemplar, reforçando sua autenticidade e reconhecimento formal.
A rede ISSN, por ser uma organização intergovernamental, funciona por meio de centros nacionais, que são dotados de autonomia tanto para fornecer o número de registro quanto para gerenciar todas as questões técnicas e burocráticas dele decorrentes. No Brasil, desde 1975, o Ibict é a única instituição autorizada a atribuir o código, que é emitido sem custos para o solicitante.
É composto por oito dígitos distribuídos em dois grupos de quatro dígitos cada, ligados por hífen e precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN, exemplo: ISSN 1018-4783.
O ISSN atribui códigos únicos para cada suporte diferente da revista (online, impresso e demais formatos), assim como para títulos em novos idiomas da publicação.
- ISSN Eletrônico (e-ISSN): Para publicações disponibilizadas online.
- ISSN Impresso (p-ISSN): Para publicações em formato físico.
Uma revista pode ter ambos, dependendo dos formatos de publicação.
O ISSN-L é uma versão especial do ISSN, que agrupa e interliga todas as versões de um periódico (como a versão impressa, eletrônica, ou qualquer outro formato) sob um único código. Ele serve como identificador principal para garantir que todas as formas de uma mesma publicação sejam reconhecidas e associadas corretamente.
- Título da revista;
- Apresentação da revista;
- Expediente (corpo editorial, periodicidade da publicação, nome e logradouro completo do autor corporativo/editora responsável pela publicação);
- Normas para publicação;
- Edição atual;
- Edições anteriores.
OBSERVAÇÃO:
O ISSN somente será atribuído às publicações técnicas/científicas on-line que já estejam disponíveis na internet (primeiro volume/número completo).
O ISSN deve ser apresentado de forma visível em todas as edições da publicação, preferencialmente:
- Na página inicial (homepage) ou em outra área de fácil acesso e visibilidade;
- No cabeçalho ou rodapé bibliográfico de todos os artigos e publicações da revista.
Título-chave: Atribuído exclusivamente a cada registro ISSN, não pode ser alterado, exceto em caso de erro de catalogação.
Título-próprio: Refere-se ao título oficial da revista, sem adição de elementos qualificativos.
Título-abreviado: Forma abreviada do título da publicação, padronizada de acordo com as regras do ISSN.
Outros títulos: Inclui variações do título da publicação, como traduções ou adaptações.
Mais informações: Manual do ISSN

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS Quadra 5 – Lote 6 Bloco H – Asa sul – CEP: 70.070-912 – Brasília – DF