Sobre a revista

Efetiva
necessidade

Financiamento de uma revista

Elementos de uma revista

Sobre a revista

Políticas editoriais

Política de submissão

Equipe editorial

Software

Preservação digital

Entendida como uma seção introdutória, apresenta aos leitores e pesquisadores informações gerais sobre a revista.

O foco e escopo apresenta aos leitores informações gerais sobre a revista, considerando seus objetivos e propósitos.

Exemplo: Manuelzão é uma revista científica cujo objetivo é prover informações, produtos e serviços para a editoração de revistas científicas e disseminar boas práticas editoriais.

A revista deve indicar o público alvo que deseja atingir.

Exemplo: O público-alvo da revista são os editores de periódicos científicos.

A revista deve indicar sua cobertura temática, isto é, as áreas do conhecimento que suas publicações cobrem. De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) às áreas do conhecimento são:

  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharia / Tecnologia
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais
  • Ciências Humanas
  • Linguística, Letras e Artes

Além disso, a revista também pode realizar a descrição de sua cobertura temática utilizando palavras-chave de forma livre.

Nesta seção a revista deve explicitar qual a periodicidade adotada para a publicação de cada novo fascículo (número). Ou seja, informar se é de periodicidade trimestral, quadrimestral, semestral, fluxo contínuo, etc.

Além disso, a revista deve informar os meses cobertos por cada fascículo. Exemplo:

  • V. 7, N. 1 (2022): jan./abr.
  • V. 7, N. 2 (2022): maio/ago.
  • V. 7, N. 3 (2022): set./dez.

É válido ressaltar que, com a proeminência das revistas eletrônicas, cada vez mais, instâncias avaliadoras e indexadores de revistas científicas tem prezado pela adoção do fluxo contínuo como modalidade de publicação ideal. Nessa modalidade a publicação dos artigos ocorre à medida que passam pelo processo de avaliação por pares, sem necessidade de esperar o fechamento de um número e sem prescindir, necessariamente, da adoção de uma periodicidade. O modelo tradicional de publicação, em que se espera o fechamento do fascículo para a publicação dos artigos, se pauta pelas limitações do periódico impresso, as revistas eletrônicas, por outro lado, podem e devem valorizar a celeridade da comunicação científica e disponibilização de pesquisas para comunidade no menor tempo possível.

É um elemento opcional, mas de grande importância para se compreender a trajetória da revista, esta seção pode ser utilizada para apresentar um breve histórico da revista e informar sobre mudanças na gestão, como troca de instituição editora, alteração de periodicidade, troca de título, etc.

Produzir uma revista gera custos financeiros, deste modo a revista deve estabelecer e descrever em sua política o método utilizado para a arrecadação de dinheiro. Segundo Ascorra et al. (2018), existem três tipos de financiamento para revista:

  • Financiamento pelo proprietário: o proprietário da revista assume todos os custos financeiros. Nesta modalidade não existe cobrança de valores para leitores e autores.
  • Autofinanciamento: a revista realiza a cobrança de valores aos leitores ou autores, por meio de: assinaturas pagas, compras individuais de artigos publicados ou taxas de custo de publicação.
  • Financiamento compartilhado: a revista compartilha os custos entre o proprietário, os autores e os leitores, mesclando as duas modalidades anteriores (financiamento pelo proprietário e autofinanciamento).

Referências

ASCORRA, Paula et al. Manual de buenas prácticas  editoriales. Chile:  Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, 2018. Disponível em: http://librosonline.ucv.cl/index.php/pucv/catalog/view/6/18/55-1. Acesso em: 21 nov. 2022.

 

Imagem dos logotipos: Ibict, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Governo Federal

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS Quadra 5 – Lote 6 Bloco H – Asa sul – CEP: 70.070-912 – Brasília – DF