Do Open Access Mandates Work? A Systematized Review of the Literature on Open Access Publishing Rates

Mapa ilustrativo dos países com políticas de acesso aberto

Repost do Universo Abierto

Título: Do Open Access Mandates Work? A Systematized Review of the

Literature on Open Access Publishing Rates

Título traduzido: Os Mandatos de Acesso Aberto Funcionam? Uma Revisão Sistematizada da Literatura sobre as Taxas de Publicação em Acesso Aberto

Autores: Elena Azadbakht, Tara Radniecki, Teresa Schultz & Amy W. Shannon

Ano de publicação: 2023

Idioma: Inglês

 

Descrição:

Um mandato de acesso aberto é uma política adotada por uma instituição de pesquisa, uma agência de financiamento de pesquisa ou um governo que exige ou recomenda que os pesquisadores – geralmente professores universitários, pessoal de pesquisa e/ou beneficiários de bolsas de pesquisa – publiquem em acesso aberto seus artigos em revistas revisadas por pares e suas apresentações em congressos.

Para promover o compartilhamento de pesquisa, várias entidades – incluindo financiadores públicos e privados, universidades e revistas acadêmicas – promulgaram mandatos de acesso aberto (OA) ou políticas de compartilhamento de dados. No entanto, não está claro se esses mandatos e políticas de OA aumentam a taxa de publicação em OA e o compartilhamento de dados dentro das comunidades de pesquisa afetadas por eles. Uma equipe de bibliotecários realizou uma revisão sistemática da literatura para responder a essa pergunta. Uma busca abrangente em várias bases de dados acadêmicas e fontes de literatura cinza resultou em 4.689 citações únicas. No entanto, apenas cinco artigos atenderam aos critérios de inclusão e foram considerados com um risco aceitável de viés. Essa amostra revelou que, embora a maioria dos mandatos descritos na bibliografia estivesse correlacionada com um aumento posterior na publicação ou compartilhamento de dados em OA, a presença de vários fatores de confusão e os diferentes métodos de coleta e análise de dados utilizados pelos autores dos estudos impediram o estabelecimento de uma relação causal.

Imagem dos logotipos: Ibict, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Governo Federal

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS Quadra 5 – Lote 6 Bloco H – Asa sul – CEP: 70.070-912 – Brasília – DF