Dados de pesquisa

Com o avançar do Movimento de Acesso Aberto à comunidade científica se viu frente a novas necessidades e perspectivas, sendo a abertura de todo o processo científico uma delas, resultando no que hoje se conhece por Ciência Aberta, a abertura dos dados de pesquisa é um dos pilares básicos da Ciência Aberta.

Definição

De acordo com o Relatório Princípios e diretrizes para o acesso a dados de pesquisa financiados por fundos públicos,   da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), dados de pesquisa são “registros factuais usados como fonte primária para a pesquisa científica e que são comumente aceitos pelos pesquisadores como necessários para validar os resultados do trabalho científico” (p.13).  

Ferramentas para publicação

Existem três ferramentas principais usadas para a publicação de dados de pesquisa:

  • Artigo de dados: publicação científica – em formato de artigo – que descreve um conjunto de dados, trazendo metadados diversos relacionados a ele, descrevendo, por exemplo: forma de coleta, autoria, período, lugar, etc. Vale destacar que nestes artigos não são encontradas interpretações, análises ou discussões sobre os dados, mas, no geral, também passam pelo processo de avaliação por pares. O Sistema de Informação sobre a Diversidade Brasileira (SiBBr) oferece um gerador automático de artigos de dados, desde que ele esteja em um formato Darwin Core Archive (DwC-A). Acesse aqui a ferramenta.
  • Periódicos de dados: periódicos dedicados exclusivamente à publicação de dados de pesquisa. Exemplos de periódicos internacionais: 
  • Publicações ampliadas ou estendidas: assim como uma publicação comum de caráter científico, a publicação ampliada traz o texto com o conteúdo, porém a disponibiliza em um pacote, no mesmo espaço, juntamente com os dados utilizados na pesquisa e seus respectivos metadados. A publicação ampliada utiliza tecnologias da Web 2.0 e 3.0 e Web semântica, podendo criar espaços de interação, cooperação e avaliação, além do próprio compartilhamento.
  • Repositórios de dados: os repositórios de dados são bases responsáveis por armazenar, organizar, disponibilizar e disseminar um determinado conjunto de objetos digitais, neste caso, dados de pesquisa. Os repositórios de dados tendem a ser o meio mais utilizado para a disponibilização dos dados de pesquisa. Exemplos de repositórios de dados:

Como encontrar um repositório de dados?

A partir do Re3data (Registry of Research Data Repositories) podem ser recuperados repositórios de todo o mundo. Nele, é possível fazer buscas por áreas do conhecimento, tipo de conteúdo disponibilizado e por país. O Re3data é um registro de repositórios de dados em âmbito global, mantido pelo DataCite, uma organização internacional conhecida por prover identificadores persistentes de objetos digitais.

Plano de Gestão de Dados (PGD)

O Plano de Gestão de Dados (PGD) é um documento elaborado pelo pesquisador antes de iniciar sua pesquisa, o qual deve descrever seu planejamento para o ciclo de vida de seus dados de pesquisa. As agências de fomento e revistas internacionais estão cada vez mais cobrando esses documentos para concessão de financiamentos. Pode ser solicitado que o PGD seja disponibilizado junto aos próprios dados, como uma espécie de “documento orientador” para a  realização da revisão por pares. Um bom exemplo de ciclo de vida que pode ser seguido é o da UK Data Archive, uma instituição do Reino Unido que objetiva prover acesso a dados e apoio a pesquisadores, o que abrange os processos de criação, tratamento, análise, preservação, acesso e reutilização dos dados.

Entenda um pouco mais sobre gestão de dados de pesquisa fazendo a leitura do documento Prepare and manage data

Cada agência de fomento, instituição de pesquisa, revista e pesquisador pode ter seu próprio modelo de PGD, com diferentes estruturas. Sendo assim, outra ferramenta útil é a DMPOnline, uma plataforma mantida pela Digital Curation Centre que permite a criação e compartilhamento de modelos de PGDs. 

Fonte: UK Data Service
Logotipo do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), ao lado do logotipo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação.

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS Quadra 5 – Lote 6 Bloco H – Asa sul – CEP: 70.070-912 – Brasília – DF