Estratégias para internacionalização

Em linhas gerais, a internacionalização diz respeito a uma série de ações que precisam ser adotadas em diferentes etapas da editoração científica para que a revista e todos os seus conteúdos tenham alcance internacional e atinjam a maior quantidade e diversidade de públicos possíveis. Na prática, isso significa dizer que não basta, por exemplo, que a revista esteja indexada em diversos serviços de informação ou que priorize um determinado idioma de publicação em detrimento de outros para configurar-se como internacionalizada.

Uma revista pode estar indexada em diversos serviços de informação, publicando conteúdos somente em inglês e, ainda assim, não ser internacionalizada. Isso pode ocorrer dado que as estratégias de internacionalização precisam estar espalhadas por todo o processo editorial, e não focar somente em pontos específicos. Além disso, as estratégias variam de acordo com a realidade de cada revista, demandando atenção por parte de suas equipes editoriais.

Apesar dessas especificidades, a prática editorial e a literatura científica já são capazes de apontar alguns pontos que são transversais e que podem ser adotados por todas as revistas científicas que desejam tornar-se mais internacionais, os quais serão abordados em mais detalhes adiante.

  1. Gestão editorial: em relação à editoração da revista, as principais questões que interferem na internacionalização são relacionadas aos membros dos comitês e à descrição dos conteúdos da revista
    • Comitês editoriais e avaliadores: é importante que o maior número possível de membros tanto dos comitês quanto dos avaliadores sejam internacionais, pois isso traz diferentes perspectivas para a editoração da revista
    • Construção do site e de seus conteúdos: recomenda-se que tanto o site quanto os metadados de todos os conteúdos publicados estejam disponíveis em mais de um idioma, e não somente no idioma oficial da revista. 
  2. Conteúdos: diz respeito, basicamente, aos conteúdos  publicados pela revista e com seus respectivos autores:
    • Autores estrangeiros: é interessante que autores estrangeiros publiquem na revista, uma vez que isso diversifica o conteúdo publicado do ponto de vista do idioma quanto do próprio assunto abordado no documento
    • Assuntos dos documentos publicados: a revista deve atentar-se aos assuntos de sua área que possuem amplitude multinacional. Na prática, significa dizer que a revista não deve focar em questões que se restringem aos países de origem, mas privilegiar temas de agenda internacional. 
  3. Visibilidade e indexação: diz respeito à indexação da revista no maior número possível de serviços de informação. Neste ponto é interessante que a revista não esteja restrita aos serviços já conhecidos, mas que amplie seu leque de serviços e dê atenção àqueles em que é possível contato com o público
    • Perfil no Google Scholar 
    • Utilização de Altmetrics.

Estrategias de internacionalizacion de revistas cientificas / Cecília Rozemblum

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