Indexação e qualificação de revistas científicas
Autodiagnóstico de qualidade editorial
Com vistas a proporcionar uma experiência pedagógica aos editores, o Manuelzão disponibiliza um questionário de autodiagnóstico de qualidade editorial, ferramenta que permite que os editores tomem conhecimento da real situação da revista frente aos principais critérios de qualidade adotados por diversos indexadores, nacionais e internacionais. O autodiagnóstico pode ser usado tanto pelos editores de revistas já consolidadas quanto por aqueles que pretendem criar uma nova publicação e não sabem exatamente as questões que precisam adotar.
O questionário de autodiagnóstico é de caráter extraoficial e didático, ou seja, serve exclusivamente para que os editores tomem conhecimento dos principais critérios de qualidade editorial e verificarem se a revista os cumpre ou não.
Saiba um pouco mais sobre qualidade editorial e acesse o questionário logo abaixo.
Qualis Periódicos
O Qualis Periódicos tem por objetivo analisar e certificar a qualidade da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, fornecendo posteriormente uma lista de classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.
Para saber mais sobre o sistema acesse o link abaixo.
Estratégias para internacionalização
Independentemente das políticas editoriais adotadas por uma revista científica, seu principal objetivo sempre gira em torno da publicação de conteúdos científicos de qualidade e, posteriormente, que esses conteúdos possam ser acessados, lidos e citados pelo maior número possível de pesquisadores, aumentando, portanto, sua visibilidade e disseminação.
Para que esse ciclo ocorra de modo eficiente, a equipe editorial da revista precisa estar sempre atenta a um processo fundamental, o de internacionalização. Para saber um pouco sobre ele e de algumas estratégias que podem ser adotadas, clique aqui e veja algumas dicas.
Redes sociais e acadêmicas
As redes sociais e acadêmicas atuam como um canal complementar para a divulgação e promoção do conteúdo científico, proporcionando um ambiente alternativo onde as revistas podem interagir em tempo real com os leitores, promovendo assim o rápido intercâmbio de conhecimento.
Para saber mais sobre as boas práticas para revistas em redes sociais, bem como quais plataformas utilizar, acesse o nosso conteúdo disponibilizado pelo link abaixo.
Visibilidade e indexação
Para fomentar uma determinada área do conhecimento, uma revista científica deve possibilitar aos pesquisadores um espaço confiável e que preze pela cientificidade dos conteúdos publicados. Para tanto, toda a equipe editorial precisa estar ciente que, para que a revista cumpra seu papel enquanto difusora do conhecimento produzido cientificamente, é essencial que ela esteja presente em serviços de informação para revistas científicas.
Para conhecer os principais serviços, acesse o documento “Recursos para la visibilidad e indización de revistas académicas“
Para saber os critérios de qualidade editorial de alguns serviços de informação, acesse-os logo abaixo.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS Quadra 5 – Lote 6 Bloco H – Asa sul – CEP: 70.070-912 – Brasília – DF