Livro – Editar, publicar y financiar ciencia na América Latina

Capa do livro Editar, publicar y financiar ciencia en América Latina possui o fundo verde e o desenho do mapa da America Latina

Está disponível em formato de publicação contínua o livro:

Editar, publicar y financiar ciencia en América Latina: Perspectivas, experiencias y distopías en las dinámicas de la comunicación científica en la región

Editado pela Pandeia Editorial e coordenado por Gimena del Rio Riande e Patricio Iván Panteleo.

A obra reúne contribuições que analisam criticamente os processos de edição, publicação e financiamento da ciência no contexto latino-americano. Com foco em práticas de ciência aberta, sustentabilidade editorial e modelos de visibilidade científica, os capítulos discutem experiências regionais, propõem reflexões teóricas e apontam possíveis distopias na comunicação científica.

A publicação teve início em 22 de julho de 2025 e está prevista para ser concluída em 11 de novembro de 2025.

Capítulos disponíveis

Capítulo 1

O papel da Rede Ibero-americana de Editores Científicos de Educação (RIECE) no fortalecimento da comunicação científica em periódicos da área de educação

  • Autores: Lia Machado Fiuza Fialho, Karla Angélica Silva do Nascimento & Maria Aparecida Alves da Costa

  • Resumo:O capítulo apresenta a criação da RIECE e suas ações para fortalecer a comunicação científica em periódicos de educação por meio da colaboração internacional entre editores de 11 países.

  • Palavras-chave: editoria científica; revista científica; ciência aberta; internacionalização
  • Páginas: 7-26

Capítulo 2

Preservación digital y sostenibilidad de la comunicación científica en América Latina: retos, experiencias y perspectivas futuras

  • Autores: Miguel Angel Mardero Arellano & Julio Santillan Aldana

  • Resumo: O capítulo discute os desafios e estratégias para garantir a preservação digital e a sustentabilidade da comunicação científica na América Latina.
  • Palavras-chave: América Latina; ciência aberta; comunicação científica; preservação digital; publicações acadêmicas; sustentabilidade. 
  • Páginas: 27-40

Capítulo 3

La ciencia abierta mexicana: monitor de prácticas adoptadas por las revistas

  • Autores: Julio Zetter Patiño, Flor Janet Rivera Pulido, Patricia Garrido Villegas, Juan Carlos Díaz Mauricio & Martha Rosa Gallegos Ramírez

  • Resumo: Este capítulo apresenta os resultados da segunda edição do Monitor Nacional de Ciência Aberta – Observatório SciELO México, um exercício de avaliação da adoção de práticas editoriais associadas à Ciência Aberta nos periódicos acadêmicos que compõem a coleção SciELO México.
  • Palavras-chave: ciência aberta; políticas editoriais; revistas científicas; profissionalização editorial.
  • Páginas: 41-68

Capítulo 4

De la evaluación global en la realidad local. El papel de los índices internacionales en la organización de la ciencia en Chile y América Latina

  • Autores: Tomás Koch Ewertz, Paulina Peña Pallauta & Lu Puppato

  • Resumo: O capítulo propõe uma reflexão crítica sobre o impacto de índices internacionais, como WoS e Scopus, em regiões semi-periféricas da ciência, com foco na América Latina. A partir de um estudo de caso no Chile, analisa os efeitos dessas ferramentas na política científica nacional, evidenciando os debates entre seus defensores e críticos.
  • Palavras-chave: indices acadêmicos, bases de dados acadêmicas internacionais, América Latina, Chile, financiamento de periódicos científicos, avaliação da produtividade científica, ciência semiperiférica, WoS, Scopus, FONDECYT
  • Páginas: 69-84

Capítulo 5

Produção editorial em bibliotecas universitárias brasileiras: engajamentos criativos com publicações científicas abertas

  • Autores: Lucas dos Santos Souza da Silva, Fabio Castro Gouveia, Nanci Elizabeth Oddone & Dayanne da Silva Prudencio

  • Resumo: o capítulo investiga a oferta de serviços de publicação por bibliotecas, movimento reconhecido internacionalmente como Library Publishing
  • Palavras-chave: publicação científica, produção editorial, bibliotecas universitárias, publicações científicas, acesso aberto
  • Páginas: 85-104

Capítulo 6

Mitos y leyendas acerca de la visibilidad de las publicaciones periódicas. Un análisis estadístico del impacto de las publicaciones de la Universidad Nacional de La Matanza (UNLaM)

  • Autores: Melina Johanna Levy, Juan Pablo Piñeiro & Yanina Soledad Amarilla

  • Resumo: O capítulo investiga os fatores que influenciam a visibilidade das publicações científicas de docentes da UNLaM em 2022, com ênfase no acesso aberto. 
  • Palavras-chave: publicações, visibilidade, impacto, acesso aberto, análise estatística, avaliação universitária
  • Páginas: 105-120

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