Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr)

O que é?
O Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr) é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) que reúne a produção científica e os dados de pesquisa em acesso aberto, publicados em revistas científicas, repositórios digitais de publicações científicas, repositórios digitais de dados de pesquisa e bibliotecas digitais de teses e dissertações.
Por meio de uma única interface, o Oasisbr dá acesso às mais diversas tipologias documentais que contém informações científicas, a saber: artigos científicos, livros, capítulos de livros, artigos apresentados em conferências, conjuntos de dados de pesquisa, preprints, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, etc. Ademais, o Oasisbr também dá acesso ao conteúdo científico presente no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).
Para agregar em um único portal a produção científica nacional em acesso aberto, o Oasisbr utiliza uma plataforma que, periodicamente, coleta os conteúdos disponibilizados pelos provedores que integram o Oasisbr. Os conteúdos agregados pelo Oasisbr são coletados, também, pelo Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), e, da mesma maneira, os conteúdos disponibilizados pelo RCAAP são coletados pelo Oasisbr e disponibilizados para a comunidade científica brasileira. Certos tipos de conteúdos agregados pelo Oasisbr são coletados periodicamente, também, pela Rede de Repositorios de Acceso Abierto a la Ciencia (LA Referencia), a depender da sua política de coleta, que por sua vez é coletada pelo agregador europeu OpenAIRE.
Essa rede de informação possibilita que o Oasisbr cumpra sua missão primordial, de aumentar o impacto da Ciência brasileira mundo afora.

Objetivos
O Oasisbr tem por objetivo reunir, dar visibilidade e acesso à boa parte dos conteúdos científicos produzidos por pesquisadores que atuam nas instituições brasileiras e portuguesas, publicados em sistemas agregadores de produção e dados científicos.

Critérios para coleta de revistas científicas:
- Fazer uso do protocolo Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH) ou compatível (mediante avaliação específica);
- Publicar documentos de natureza científica;
- Adotar o esquema de metadados Dublin Core ou compatível (mediante avaliação específica);
- Descrever os documentos utilizando os campos descritivos/metadados básicos requisitados pelo Oasisbr, sendo eles: Título, Autor, Resumo, Palavras-chave, Data de publicação ou depósito, Tipo de documento e Idioma;
- Disponibilizar os documentos na íntegra (texto completo);
- Manter conexão permanente com a Internet;
- Não solicitar login e senha para que o usuário possa acessar o documento na íntegra;
- Indicar, explicitamente, que os documentos depositados são de acesso aberto, ressalvados aqueles com indicação contrária;
- As revistas devem ser mantidas por organizações brasileiras, salvo acordo prévio estabelecido;
- Registrar políticas editoriais no Diadorim;
- Estar indexada em ao menos um dos indexadores: Latindex (Catalog 2.0), SciELO Brazil, Redalyc, Redib, DOAJ.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS Quadra 5 – Lote 6 Bloco H – Asa sul – CEP: 70.070-912 – Brasília – DF