#Repost Universo Aberto (tradução nossa)
Este guia, escrito por especialistas em acesso aberto de universidades na Holanda, fornece informações e conselhos práticos para autores sobre como evitar periódicos questionáveis e predatórios.
O papel dos editores é crucial na produção e divulgação da pesquisa acadêmica. Facilitam a revisão por pares, fornecem apoio editorial, gerem a produção e distribuição e garantem a disponibilidade de publicações científicas.
Publicar com uma editora respeitável aumenta a visibilidade dos investigadores e do seu trabalho e pode ajudar a aumentar o impacto dos resultados da investigação. Existem milhares de editores confiáveis (acesso aberto) em todo o mundo e em todas as disciplinas acadêmicas que oferecem serviços de publicação de alta qualidade guiados pelas melhores práticas e padrões internacionais.
É benéfico para os acadêmicos publicar em periódicos, livros ou séries de palestras confiáveis e de boa qualidade, produzidos por uma editora com boa reputação em seu campo de pesquisa. No entanto, existe uma preocupação crescente com o número crescente de editores e revistas que realizam práticas de publicação alegadamente questionáveis, tais como revisão por pares de baixa qualidade e/ou aquisições agressivas, e editores predatórios fraudulentos.
Os editores predatórios podem prejudicar financeiramente e a reputação dos académicos e das suas instituições, ao cobrarem uma taxa pela ausência de revisão por pares ou por quaisquer serviços de publicação. Editores predatórios e práticas de publicação questionáveis têm um efeito negativo na credibilidade do registo académico publicado e na comunidade académica como um todo.
Como essas práticas e editores podem ser reconhecidos e evitados? O que acontece se um artigo foi submetido ou está em processo de publicação com um editor e algo dá errado ou parece impreciso?
Texto de referência: Braak, Pascal, Dirk van Gorp, Chantal Hukkelhoven, y Tessa de Roo. Predatory and Questionable Publishing Practices: How to Recognise and Avoid Them, 20 de marzo de 2024. https://doi.org/10.5281/zenodo.10688081
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS Quadra 5 – Lote 6 Bloco H – Asa sul – CEP: 70.070-912 – Brasília – DF