Taxas de publicação

As taxas de publicação são valores cobrados aos autores por parte das editoras quando da submissão ou publicação de seus artigos em revistas científicas. Essas taxas representam um dos modelos de negócio adotado pelas editoras, muito decorrente do avanço e consolidação do Movimento de Acesso Aberto à informação científica, que preconiza o acesso livre e sem barreiras – na internet – dos textos completos da produção científica, especialmente aquelas financiadas com recursos públicos. Com as taxas de publicação, a revista mantém o acesso aberto ao documento publicado e transfere os custos da revista ao pesquisador.

💰 TIPOS DE TAXAS DE  PUBLICAÇÃO:

As taxas de publicação podem ser divididas em duas classes: 

  • Taxa de APC: é uma taxa cobrada dos autores após a aceitação do artigo pela revista, a taxa se designa, assim, para o processamento do artigo que passará pela avaliação dos pares.
  • Taxa de submissão: é cobrada para que o artigo possa ser submetido a revista, sem garantia de aceite.
 

⚠️ CONTROVÉRSIAS E DESAFIOS:

Apesar de haver defesas para a cobrança de taxas de publicação, julgando que elas representam uma solução viável para impulsionar o movimento de Acesso Aberto e o manter financeiramente, a cobrança dessas taxas gera controvérsias e resistências, às quais podem ser explicadas por duas razões:

  • Revistas híbridas: A ascensão de revistas de acesso híbrido. Essas revistas são essencialmente de acesso restrito, mas elas oferecem aos autores a possibilidade de deixarem seus artigos em acesso aberto mediante o pagamento de uma “Taxa de abertura”, e
  • Barreiras financeiras: As possíveis barreiras que a adoção de taxas de APC poderiam impor aos autores, áreas do conhecimento e países com escassez de recursos financeiros para a pesquisa, o que muito provavelmente iria favorecer as elites científicas, causando ainda mais disparidades.
 

🔄ALTERNATIVAS ÀS TAXAS DE PUBLICAÇÃO

Possíveis que garantem a manutenção das revistas científicas sem onerar os autores. Algumas delas incluem:
  • Modelos sem custos para autores: Algumas revistas adotam o financiamento por instituições ou sociedades científicas, dispensando a cobrança de taxas.
  • Isenções e descontos: Algumas editoras oferecem isenção total ou parcial de taxas para autores de países em desenvolvimento ou instituições com poucos recursos.

💎 REVISTAS DIAMENTE

Para destacar revistas que oferecem acesso gratuito ao conteúdo e não cobram taxas de publicação dos autores, surgiu a denominação “Revistas Diamante”.


✅ BOAS PRÁTICAS EDITORIAIS 

Para garantir transparência e credibilidade no processo editorial,  é fundamental deixar sempre claro aos leitores custos e modelos de negócio adotados pelas revistas, bem como os critérios para avaliação e seleção de artigos. 

Logotipo do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), ao lado do logotipo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação.

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS Quadra 5 – Lote 6 Bloco H – Asa sul – CEP: 70.070-912 – Brasília – DF